Quem Sou

Quero trazer o conhecimento científico para próximo dos empreendedores.

Quem sou eu?

  

Bem-vindo ao meu site! Aqui, você encontrará um pouco sobre a minha trajetória profissional e minhas contribuições ao longo dos anos.

Professor,  Empreendedor e Investidor

Sou Professor, Empreendedor e Investidor, com uma sólida base acadêmica e um conjunto diversificado de experiências práticas que enriquecem meu trabalho e colaborações.

Academia 

Atualmente, atuo como Professor Associado IV de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Minha formação inclui pós-doutorados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2018 e na Universidade de São Paulo (USP) em 2024. Fui Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2, de 2021 a 2024.

Liderança e Pesquisa

Lidero o Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação (UFS) e sou Investigador no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal, onde me dedico à pesquisa inovadora e à colaboração internacional.

Experiência em Gestão de Projetos

Tenho experiência na gestão de projetos financiados por CAPES, CNPq, FAPITEC, FINEP e SEBRAE, sendo reconhecido pela minha capacidade de conduzir projetos complexos com foco em inovação e resultados eficazes.

Prêmios e Contribuições

Fui laureado com prêmios em Pesquisa e Inovação, e minha atuação se estende a Associações, Cooperativas, Serviços Sociais, spin-offs acadêmicas e startups. Participo ativamente de movimentos sociais internacionais, atuando como consultor e mentor em eventos de inovação e empreendedorismo.

Áreas de Pesquisa

Minhas áreas de pesquisa incluem Inovação, Produtividade Empreendedora, Ecossistemas de Inovação, Terceiro Setor e Sustentabilidade, além de Produção e Comunicação da Informação. Com foco em soluções sustentáveis, busco continuamente melhorar a qualidade de vida dos empreendedores brasileiros.

Esta combinação de experiência acadêmica, habilidades práticas e compromisso social me posiciona como uma referência na construção de um futuro mais inovador e sustentável. Explore meu site para saber mais sobre minhas contribuições e como elas podem impactar positivamente sua empresa ou organização!

Desde 2000 pesquiso empreendedorismo e inovação

Desde a minha primeira monografia já me interessava pelo mundo do empreendedorismo.

Passei por todos os estados do Brasil e vários países em eventos, aulas, pesquisas científicas e de mercado, mentorias e consultorias.

Desde 2000 pesquiso empreendedorismo e inovação e tenho desenvolvido projetos empreendedores nas mais diversas áreas.

Penso sempre em ajudar pessoas que querem empreender.

Matheus Felizola
Empreendedor

Quem eu quero ajudar

Quero ajudar os atores do ecossistema de empreendedorismo e inovação e também os empreendedores de maneira mais direta.

Eu chamo de empreendedores todos aqueles que criam seus próprios projetos.

Eu chamo de empreendedores aqueles sujeitos inovadores, com espírito criativo, com força de vontade e que gostam realmente de trabalhar.

Eu chamo de empreendedores os MEIS, os MEs, as EPPs, os profissionais liberais, os funcionários contestadores, os produtores culturais, os tatuadores, os mágicos, os músicos, os advogados, os médicos, os eletricistas, os mecânicos e centenas de outras categorias empresariais.

Eu chamo de empreendedores os informais, os potenciais empreendedores, os gestores de Ongs e Oscips, os líderes de movimentos sociais, os malucos e os desajustados.

Eu chamo de empreendedores aqueles que têm 12.589 funcionários e aqueles que empreendem sozinhos e apenas nos finais de semana.

Eu chamo de empreendedor a empregada doméstica que todo sábado vende geladinho na feira de uma grande cidade.

Eu chamo de empreendedores os gerentes de empresas públicas, que decidem arriscar sua “cabeça” contrariando o estabelecido pela administração pública.

Eu chamo de empreendedores aqueles que fizeram plano de negócios, que fizeram Canvas e aqueles que nem sabem ler e escrever.

Eu não chamo de empreendedores os empresários de nota fiscal, os tiradores de pedidos, os conversadores, os vencedores de redes sociais e os rebeldes sem causa.

Eu gosto de gente com causa e que causa. Eu gosto de gente com planejamento e com foco, mas também posso ajudar as focas, caso você queria ser um empreendedor socioambiental.

Eu chamo de empreendedores todos aqueles que um belo dia disseram “Eu vou fazer do meio jeito”.